20.05.2010 | Os cinco erros mais comuns em franquias

É verdade que a taxa de mortalidade das franquias é muito mais baixa que a de outros tipos de empreendimentos e que isso leva muitos a acreditarem que este é um negócio com sucesso certo. Pense novamente. ‘Como negócio você tem mais possibilidade de dar certo, tem um risco reduzido, mas sempre existe um risco’, diz Marcus Rizzo. Uma pesquisa feita em 2009 indica que pequenos deslizes, como ter pouco caixa ou uma localização errada, podem colaborar com o fim da operação.
Comprar a franquia é comprar um negócio que já foi testado e experimentado. O conhecimento que passa para o franqueado ajuda a reduzir o risco de quebra, mas sempre é possível estar dentro da minoria. Confira quais são os cinco erros mais cometidos pelos franqueados que levam ao fechamento.

Caixa pequeno
As especialistas recomendam começar um negócio com, pelo menos, três vezes o valor necessário indicado pelo franqueado. Isso serve para se proteger em períodos que o negócio não anda bem. ‘As pessoas colocam todos os recursos na instalação. Depois, falta dinheiro para o capital de giro’, diz Rizzo.

Desempenho nas vendas
Subestimar a importância das vendas é um erro comum. O maior problema é quando o franqueado delega a atividade de estar junto do cliente para um funcionário, principalmente no começo do negócio. O fechamento pode acontecer por um atendimento inadequado ao público.

Sucesso x Trabalho
Rizzo brinca dizendo que só no dicionário que o sucesso aparece antes de trabalho. ‘A idéia de que a franquia vai funcionar sozinha e não é preciso estar por perto é um erro’, diz. Investir em um modelo de negócio de franquia não é garantia de pouco trabalho e muitos ganhos.

Mudando as regras
Quem já tem uma experiência prévia com uma empresa própria acaba contaminando a franquia com ações antigas que não combinam com aquele modelo. Receber treinamento e as seguir as orientações do franqueador são importantes para que a franquia seja bem sucedida.

Localização errada
A escolha inadequada de um ponto é um erro mortal e muito comum. O local que não tem consumidores para aquele mix de produtos leva ao fechamento da franquia. Não adianta estar em um lugar com muito movimento, mas sem o público-alvo.

Fonte: Portal Exame


Mais informações você encontrará em www.portalexame.abril.com.br/.






CoelhoProdutos não testados em animais

Gota"Água é um bem limitado e precioso; Economize e divulgue essa mensagem"



  Onde encontrar:
      Visite nossas lojas e pontos de venda.

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
      (+55) 55 2103 3300 de segunda à sexta das 8h30min às 18h30min.